Como ter um Marketing de Eventos de sucesso?

28 DE setembro DE 2018 ESCRITO POR Move On

 

Desde cedo, somos instruídos a produzir eventos. Não grandes, mas pequenos, como as festas de aniversário. Convidamos pessoas, encomendamos tortas e arrumamos o espaço. Com o tempo, esse serviço passou a ser terceirizado, através dos kits festas. Mas a organização de eventos está na veia de todo mundo, nem que seja pra juntar a turma para o churrasco no domingo. Um fato importante é que, independente do porte, um evento que não é organizado com eficácia acaba sendo um fracasso. Seja qual for o objetivo da ação, como o lançamento de produtos, participação em uma feira ou realização de um show, o marketing bem feito é o diferencial para qualquer tipo de iniciativa. Os eventos se mantém pela sua própria repercussão. Porém, uma experiência ruim para o usuário pode ser o fim para o seu negócio. É preciso encantar o cliente/participante e conectá-lo ao objetivo do seu evento.

 

A Move On desenvolveu diversas ações de organização e divulgação de eventos, desde a fundação da agência. Os passos seguidos são, em sua maioria, os mesmos. Mas há eventos que possuem particularidades e necessitam de uma atenção maior. O interessante é que, antes de tudo, você deve construir uma rede de relacionamentos que permitirá a resolução de problemas, no menor espaço de tempo. Tenha fornecedores confiáveis e conheça o seu público-alvo. Se você está começando no ramo, ainda deverá andar um pouco para conseguir as “manhas” desse mercado. O segredo é buscar as parcerias corretas. Lembrando que uma experiência benéfica para o usuário, o transforma em cliente fiel da marca. A seguir, confira alguns passos dados por nós para organização e divulgação de eventos promovidos pela agência:

 

Tenha um plano de marketing

 

Ter um plano de marketing é saber quais passos dar e os riscos que pode correr. Ele dará um norte durante a organização e execução do seu evento. Faça uma análise do ambiente, do público, da concorrência, defina suas estratégias, ações e faça um cronograma de execução. Assim, você estará blindado de qualquer imprevisto que venha surgir. No plano de marketing, as estratégias é que vão fazer a diferença para a divulgação do seu evento. No final de dezembro de 2017, recebemos a missão de divulgar um evento com uma grande atração musical. O primeiro passo foi entender o público-alvo e a sua principal atração. Depois, fizemos o nosso plano de marketing e seguimos fielmente. Por fim, o evento foi sucesso de público e, durante dois meses, ele foi bastante divulgado na imprensa e nas redes sociais.

 

 

Escolha um ambiente confortável

 

A escolha do ambiente ideal para o evento é de extrema importância. A partir dele é que a experiência do usuário poderá ser influenciada. Dependendo do tipo do seu evento, você poderá escolher ambientes fechados, mas com climatização, ou ambientes abertos, mas pavimentado. Ninguém quer sentir calor ou se sujar de lama, né?! É importante também você estipular a quantidade de participantes para que a lotação do espaço seja respeitada. O ambiente deve ser confortável para o participante. Isso promoverá com que a pessoa esteja mais atenta ao que está sendo exposto. A Move On fez a divulgação de um congresso de saúde e acompanhou a organização dele. A escolha do local foi importantíssima porque era numa área de fácil localização, com oferta de ônibus e táxis, com estacionamento e numa universidade. Todas essas características ajudaram na tomada de decisão do participante do evento.

 

Escolha uma data menos competitiva

 

Se você mora nas grandes cidades, sabe que as datas são disputadíssimas. Certamente, você terá sempre outro grande evento como concorrente. Porém, você pode escolher datas estratégicas e que o seu target possa usufruir do serviço. Por exemplo, dependendo do seu público-alvo, eventos durante a semana não são legais. As pessoas trabalham e ficam receosas de participar de uma festa que terminará muito tarde. Por outro lado, eventos durante o fim de semana, principalmente na noite da sexta e no sábado, são ideais. Os feriados são datas preocupantes porque várias pessoas aproveitam para viajar, o que fará com que você perca público. Mas é preciso que você conheça o seu target para saber qual o perfil dele e o que se encaixa mais nos ideais dele.

 

Escolha atrações convincentes

 

As atrações do seu evento devem ser desejadas pelo seu público-alvo. Não adianta ter uma mega estrutura se a atração não convence ninguém a sair de casa. Por isso, um dos grandes investimentos deverá ser nas atrações. Procure sempre uma atração de peso, a que está sendo bem comentada entre seu público-alvo. As outras podem ser de médio e menor impacto. Porém, o que vai vender o evento são as atrações de peso. A Move On fez a divulgação de um evento de uma dançarina. O objetivo era divulgar um novo canal de dança na cidade, mas a isca era a apresentação dessa artista, que tem inserção nacional. Por causa da atração de peso, as pessoas não exitaram de participar do evento. Assim, com a casa cheia e o público-alvo disponível, o organizador conseguiu o seu objetivo de divulgar o seu canal no Youtube de forma sutil.

 

 

Tenha uma decoração diferenciada

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Dependendo do target, ele está acostumado a ambientes diferenciados. Por isso, você deverá transformar o espaço em uma atmosfera favorável e inspiradora. Não exite em inovar. Saiba que quando a decoração é bem feita, ela gera buzz nas redes sociais. Os participantes vão fazer questão de tirar fotos e postar no seu Instagram. A Move On desenvolveu, junto com uma empresa terceirizada, um stand inovador para um de nossos clientes. O ambiente era bem iluminado, apresentava os produtos da marca, tinha locais confortáveis e proporcionou uma experiência diferenciada. O stand foi considerado um dos mais bonitos da feira, pelos participantes. A decoração fez toda a diferença para que o ambiente fosse bem aceito pelo público.

 

Procure patrocinadores

 

Dependendo do tipo do seu evento, ter um patrocinador é uma mão na roda. Ele irá ajudar com os custos do evento e ainda dará credibilidade à festa. Mas, como as empresas fecham as cotas de patrocínio com antecedência, você terá que procurar o patrocinador com alguns meses da realização do evento. Faça uma proposta comercial convincente e procure empresas que se encaixem com o seu público-alvo. Ofereça várias opções de ativação da marca dele nos espaços. Certamente, no inicio, as empresas vão ficar receosas de fechar negócio. Elas poderão oferecer menos do que você pedir. Mas, após um evento bem-sucedido, as portas do patrocínio se abrirão com mais frequência para você.

 

Tenha mais de um canal de vendas

 

Após organizar o evento, chegou o momento de vender os ingressos. Procure mais de um canal de vendas. Antigamente, a bilheteria física era o único canal. Atualmente, há vários sites que oferecem esse serviço. Isso proporciona comodidade para o cliente, que não precisará se deslocar para comprar o ticket, e segurança para o organizador, que acompanhará em tempo real a quantidade de ingressos vendidos. Se você promoverá um grande evento, uma dica também é ter comissários de venda. Eles revendem os seus ingressos, em troca de outros ingressos. É o esquema semelhante aos sites de bilheteria.

 

 

Realize ações promocionais

 

As ações para promover seus eventos devem levar em consideração o seu público-alvo e seu perfil de consumo. Se é um público mais maduro, os tradicionais outdoors, flyers, spot de rádio e comercial em TV são opções mais assertivas. Mas se o público for mais jovem, utilizar influenciadores digitais é o tiro certo. Além disso, impulsione o evento nas redes socais, faça sorteios de ingressos no instagram, convide personalidades de destaque na sociedade para participarem e faça com que o evento seja bastante comentado na região. Lembrando que o pré-evento deve gerar interesse, curiosidade e vontade de participar. Utilize a criatividade para divulgação eficaz.

 

O dia do evento

 

Primeiramente, seja pontual com o seu público. Certamente, você já foi a alguma evento que atrasou bastante. Isso é péssimo e cria uma visão deturpada sobre a organização. Por isso, não peque com o horário. É também importante que a oferta de bebidas e comidas seja boa. Os participantes devem ter suporte quando precisarem se alimentar. As áreas de convivência e os banheiros devem ser mantidos limpos. É muito ruim quando vamos ao banheiro e encontramos um cenário de guerra civil. Infelizmente, muitas pessoas são mal educadas. Porém, é função da organização manter os espaços limpos. Tenha uma área para que os usuários possam ter acesso à organização. Nada pior do que dar as costas para o consumidor quando ele mais precisa. Por isso, é preciso que o seu cliente tenha acesso imediato a você, seja para criticar algo ou para elogiar. Ahhh… Não esqueça de criar uma hashtag e peça para os participantes utilizarem ela durante o evento. Depois do evento, publique as fotos e vídeos com os principais acontecimentos. Assim, quem não foi será incentivado a ir na próxima edição.

 

Um evento bem organizado e divulgado é a marca de uma empresa de sucesso. Por isso, você deve prestar bastante atenção nesse processo. Não economize no que é preciso investir. Saiba que o posicionamento da sua empresa depende da qualidade do evento promovido. Qual o diferencial que o seu evento proporcionou nos participantes? Essa resposta irá definir os rumos do seu negócio.  Não hesite em contratar uma empresa para fazer esse serviço, se você não tiver tempo de realizá-lo.

 

Caso você esteja com alguma dúvida sobre como introduzir o Marketing de Eventos de Sucesso em seu empreendimento, entre em contato com a Move On através do e-mail: atendimento@agenciamoveon.com.br.

O suplemento para o Marketing Fitness diferenciado

31 DE agosto DE 2018 ESCRITO POR Move On

 

Com o aumento da procura pelo corpo perfeito e por uma vida mais saudável, as academias de ginástica passaram a ser bastante requisitadas no Brasil. Os usuários têm a opção de diversos planos de treinos, que se adaptam à realidade de cada um. O boom no mercado fitness, que ocorreu nos últimos anos, também proporcionou o número surpreendente de novos estabelecimentos no País. Porém, grande parte dessas empresas foca apenas em suas máquinas e esquece de divulgar os seus serviços. Por isso, continua com a mesma base de clientes e não consegue aumentar seu ticket médio. Além disso, não há fidelização e, por conseguinte, previsibilidade de faturamento. Muitas dessas dificuldades podem ser sanadas com um trabalho eficaz de marketing, onde é possível gerar valor para a academia e proporcionar experiências diferenciadas nos consumidores. Esse é o suplemento das grandes redes fitness, que ousaram na forma de gerir o negócio e crescem exponencialmente.

 

Além da questão estética, a saúde também é um motivo da maior procura por academias e personal trainers. A geração saúde não quer seguir o exemplo dos pais e avós, que chegaram na velhice com várias doenças. Por isso, ela se cuida, faz dieta e se exercita regularmente. Esses dois públicos, estética e saúde, devem ser atingidos de formas diferentes. Enquanto um quer ter a barriga de tanquinho, o outro não quer ter dores nas costas, por exemplo. As estratégias de marketing eficazes são capazes de atrair essas pessoas e, em seguida, captá-los para viraram clientes. O objetivo maior é que eles escolham a sua academia, dentre os estabelecimentos que estão há anos no bairro ou são das grandes redes. Para que isso ocorra, é preciso que você conheça o seu público-alvo e as aspirações dele. Em seguida, deve promover ações em que esse público se sinta incluído e escolha treinar em seu negócio.

 

Em 2017, a Move On teve a missão de anunciar o retorno da Personal Academia, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. O estabelecimento era o principal da região, com vários anos de existência, mas estava fechada há uns meses. Um novo grupo comprou a marca e reformou o antigo prédio. Então, toda equipada e com um time de profissionais qualificados, a empresa precisava comunicar aos clientes que iria reabrir. Após o estudo aprimorado sobre o negócio e o seu público-alvo, a agência desenvolveu estratégias de divulgação da volta da Personal Academia. A empresa tinha a seu favor a memória afetiva dos ex-alunos, o investimento em maquinário importado, a contratação de profissionais qualificados e a localização do prédio. Dentre as estratégias utilizadas, estão as seguintes, que você também poderá utilizá-las:

 

 

1 – Ressalte suas qualidades e ganhe notoriedade

 

Todo estabelecimento tem qualidades que o diferencia dos demais. Você precisa definir quais são esses atributos e deve ressaltá-los para os seus potenciais clientes. Serão eles que definirão se a pessoa ficará em sua academia ou procurará por outra. Uma das formas mais eficazes de anunciar essas vantagens é através da propaganda. Com esse recurso, você consegue expor o que a sua academia tem de melhor. E propaganda não é apenas colocar outdoor ou comercial na TV. Você pode fazer propaganda nas redes sociais ou na própria academia. Basta você usar a sua criatividade para encontrar a melhor opção para o seu cliente. Por exemplo, na Personal Academia, foram utilizadas as mídias sociais como grandes aliadas. Com o impulsionamento de postagens através de geolocalização, os moradores foram impactados com o anúncio da volta da academia e com as qualidades desse novo estabelecimento.

 

2 – Conheça a sua concorrência e saia na frente

 

Tem empresário que só vive olhando os stories da concorrência e não faz nada em sua academia. Já outros não sabe de nada o que acontece ao seu redor e vive isolado do mundo. Esses dois perfis estão equivocados. O 1º por apenas olhar e não trazer novidades para o aprimoramento do seu próprio negócio. O 2º por seu isolamento que faz com que ele fique por fora das novidades do mercado. Não saber o que a concorrência está fazendo é dar tiro no escuro. É preciso tomar ciência e, em alguns casos, fazer o benchmarking. Ou seja, pegar ideias e fazer ressignificações para o seu negócio. Além disso, você pode alterar a sua estratégia de preço, caso o seu concorrente esteja com uma grande promoção. Na Personal Academia, duas grandes redes de academias estavam próximas ao negócio. Uma delas havia inaugurado há poucas semanas. Com isso, foi preciso estudar o que essas redes desenvolviam para criar estratégias específicas.

 

3 – Realize ações promocionais e seja lembrado

 

Há um ditado que diz que quem não é visto, é esquecido. Então, a sua academia deve estar sempre em evidência para sempre ser lembrada pelo público. Promover ações no próprio estabelecimento ou no bairro, são exemplos de como criar uma boa lembrança nas pessoas. Realize aulões fitness, promova caminhadas, faça palestras, patrocine eventos esportivos. Há várias opções de ações promocionais que você poderá seguir. O importante é que a sua empresa fique sempre na memória do consumidor. A Personal Academia realizou um grande aulão na orla do bairro informando que a empresa estava de volta. No evento, foram expostos equipamentos do box de crossfit da unidade e aulas de dança. Essa ação fez com que os moradores do bairro tomassem ciência da volta da academia que tanto amaram.

 

 

4 – Invista no Marketing Digital e seja encontrado

 

Se quem não é visto, é esquecido. Quem não está nas redes sociais, não existe. Com a disseminação das mídias, como Facebook e Instagram, as pessoas procuram informações sobre estabelecimentos comerciais nessas plataformas. Se a sua empresa não possui este canal de comunicação, não será bem vista pelos consumidores. Além de tudo, o investimento nessa forma de propaganda é menor do que as formas tradicionais, como outdoor. Mas não publique qualquer coisa e de todo jeito. É preciso realizar um planejamento e escolher imagens que agucem o desejo do potencial cliente. Por isso, o ideal é contratar um fotógrafo para registrar imagens profissionais e fazer postagens com objetivos traçados. Ofereça um conteúdo diferenciado e não fique forçando os seus planos para os internautas.

 

O atendimento nessas plataformas também é bastante importante. Quando um internauta envia uma mensagem, ele precisa ser respondido. Tanto no Facebook, Instagram e até mesmo no WhatsApp. Não responder é negligenciar esse consumidor. Outro canal importante é o site. Com ele, você colocará informações sobre seus serviços, de forma mais específica e completa. O E-mail marketing, com a sua base de contatos, também é outro meio de divulgar o seu negócio. Além de impactar um público específico, você constrói e fortalece relacionamentos. Na Personal Academia, utilizamos, inicialmente, as redes sociais para aumentar o engajamento dos ex-alunos. Assim, eles passaram a ter ciência sobre a reabertura da empresa e passaram a ser evangelizadores da marca, através do compartilhamento, curtidas e comentários nas postagens. As mídias sociais também serviram para as novidades da academia e o seu dia-a-dia.

 

5 – Realize parcerias e aumente o seu alcance

 

O marketing cooperativo é uma das formas de você aumentar o seu alcance e ainda ajudar outras empresas, que têm o mesmo objetivo. Por exemplo, você poderá fazer parcerias com uma nutricionista. Assim, os seus alunos terão descontos nas consultas dela e os pacientes dela terão descontos em sua academia. O mesmo pode acontecer com outros tipos de empresas ou profissionais. O importante é aumentar o seu alcance e ganhar notoriedade, através de boas parcerias. As duas partes acabam ganhando com essa ação. Ter a imagem associada a outra empresa de sucesso é o desejo de qualquer empresário. Por isso, faça uma busca de potenciais parcerias e vá atrás delas. Ainda hoje, a Personal Academia realiza parcerias com diversos profissionais e empresas do setor. Entre elas estava a realização de um evento conjunto, com foco no verão, em uma praia do Litoral Sul de Pernambuco.

 

 

6 – Invista no encantamento do cliente e crie fidelidade

 

Por último, ressaltamos o marketing de serviços para o seu negócio. Como o seu cliente se sente dentro da sua academia diz muito sobre o relacionamento da empresa com ele. Essa experiência é refletida na forma como ele é atendido, como é ouvido e como o ambiente interaje com ele. Saiba que um cliente satisfeito gera, pelo menos, cinco novos clientes. Mas um cliente insatisfeito, geram vinte clientes a menos. Com a internet, houve uma mudança no perfil do consumidor. Atualmente, ele está mais crítico e possui mais opções de compra do que antes. Por isso, ele quer um atendimento personalizado. As grandes redes de academias low-costs, ou seja, de autosserviço, proporcionaram uma adaptação de todo mercado para essa nova realidade. Agora, o cliente escolhe pela melhor experiência de consumo. Através de táticas específicas, a boa experiência do usuário gerará valor para o seu negócio. Para que a expectativa do seu cliente seja superada, é preciso mudar processos, treinar funcionários, ter um padrão de atendimento e focar no seu consumidor, sendo relevante na vida dele.

 

Caso você esteja com alguma dúvida sobre como introduzir o Marketing Fitness diferenciado em seu empreendimento, entre em contato com a Move On através do e-mail: atendimento@agenciamoveon.com.br.

Como fazer um marketing de moda diferenciado?

31 DE julho DE 2018 ESCRITO POR Move On

 

Com a estação mais quente do ano se aproximando, as empresas de moda correm para lançar a coleção Primavera/Verão 2019. O calendário desse ramo de atividade muda conforme a nova estação climática surge, provocando o lançamento de nova coleção. Durante esse processo, há o período de baixa, momentos iniciais da campanha, e altas, o ponto auge. As pesquisas das tendências de moda são feitas com antecedência e, geralmente, seguem o que os grandes estudiosos do mercado têxtil ditam. O que nenhuma empresa do segmento deixa de lado é o marketing de moda. Seja através da construção de identidade, estilo de vida, de ter um e-commerce com fácil navegação, ter redes sociais atuantes e até trabalhar com digital influencers. O marketing é peça obrigatória nas empresas de moda.

 

O consumo de produtos e serviços mudou nos últimos anos. Antes, os consumidores corriam atrás das marcas. Hoje, são as marcas que correm atrás dos seus clientes. Essa mudança foi bastante influenciada pela internet. Esse fenômeno provocou a igualdade de oportunidade para diversas empresas e possibilitou a escolha do consumidor sobre a compra. É inegável que a internet possibilitou o aumento do consumo. Em contrapartida, o consumidor passou a ser atingido por diversos estímulos e teve cada vez menos tempo para absorver as informações. Isso provocou aversão aos comerciais, merchandising e qualquer tipo de propaganda excessiva que invadem o seu dia-a-dia. Os formatos tradicionais de marketing, que foram utilizados durante décadas, não fazem os mesmos efeitos no novo consumidor.

 

 

As empresas do ramo têxtil sempre estiveram no casting de clientes da Move On. A primeira experiência no segmento foi com uma marca de moda masculina. A empresa não investia em marketing e se limitava a viver da reputação que tinha criado. Inicialmente, o nosso objetivo era resgatar o investimento na área de marketing e impulsionar a marca para o seu público-alvo. O mesmo aconteceu com outro cliente, dessa vez voltado para moda feminina e que tinha mais de 30 anos de mercado. O diagnóstico foi parecido com o cliente anterior e a agência foi responsável por desenvolver a campanha de marketing da coleção Primavera/Verão 2016, desde a concepção da ideia ao start nas mídias sociais.

 

No ano seguinte, a Move On iniciou os trabalhos com as lojas Niná e Maison Niná de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Os empreendimentos são dedicados ao público feminino e são bem conhecidas na cidade de mais de 130 mil habitantes. Após o trabalho de criação de campanhas, registro de imagens, comunicação de eventos e ações de marketing, as empresas passaram a se destacar no mercado local e tiveram resultados surpreendentes. Na estratégia da agência estava, principalmente, o uso de redes socais. Para as empresas, utilizamos os seguintes passos, que você também pode utilizá-los no seu negócio:

 

  • Conheça o seu mercado

Para fazer um marketing de moda diferenciado é preciso conhecer o seu mercado de atuação. Não tem como você investir em algo que não é tendência na estação vigente. Além de não vender o produto, a sua marca será taxada de desatualizada. Para ter status de tendência, a indústria têxtil realiza diversas pesquisas. Vários profissionais estudam novos tecidos, novos pigmentos de cores e novas tecnologias. Após esse trabalho, as tendências são lançadas para o mercado. Por isso, a primeira lição que você deve saber é conhecer as tendências da estação para não dar uma bola fora para o seu cliente. A cada estação, a equipe da Move On estuda as tendências para propor ao público-alvo das marcas o que há de novo no mercado. Além das pesquisas, também realizamos consultorias com profissionais da área. Essa rotina pode parecer cansativa, mas garante a efetividade da campanha.

 

 

  • Conheça o seu consumidor

Não adianta você vender uma roupa para o público teen fazendo uma coleção para o público kids. Deve existir uma coerência entre o que você vende e o perfil do seu público-alvo. É preciso saber a sua faixa etária, seu perfil social, quais são seus gostos, suas aspirações, o que ele odeia e o que fazem comprar seu produto ao invés da concorrência. Conhecer o seu consumidor é ser assertivo em suas ações. É atingir o alvo. Todas as vezes que um novo cliente entra na agência, a equipe da Move On realiza um estudo de público-alvo. Nessa análise é possível identificar as brand personas da marca e o discurso que serão utilizados no marketing. Há um cliente da agência que é uma loja de roupas infantis. O senso comum acredita que a comunicação deve ser dirigida para as crianças. Porém, quem tem o poder de compra são os adultos. Logo, o discurso adotado pela Move On é destinado aos responsáveis pelas crianças e não para os pequenos.

 

  • Conheça a sua concorrência

O próximo passo para você desenvolver um trabalho de marketing de moda diferenciado é conhecer a sua concorrência. Porém, deve-se prestar atenção nos movimentos que as outras marcas ou lojistas estão fazendo e não copiar. Esse processo chama-se de benchmarking, ou seja, a comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. O seu concorrente nunca deve ser perdido de vista. Ele pode estar utilizando alguma tendência ou técnica que também poderá ser útil para o seu negócio. Mas atenção porque ele NÃO deve ser o motivo de seu trabalho. Mesmo prestando atenção em suas ações, lembre-se que o seu alvo é o seu público. Nas contas geridas pela Move On, sempre é realizada análises da concorrência dos clientes. Com esses dados são feitas comparações e desenvolvidas ações que favorecem os negócios administrados pela agência.

 

  • Tenha um propósito

Qual o motivo da existência da sua marca? Essa pergunta está cada vez mais comum entre os novos consumidores. Com os escândalos de uso de mão-de-obra escrava e até da utilização de pelos animais em peças de roupas, a curiosidade do consumidor sobre o histórico das empresas aumentou. Escolher uma causa e ser embaixador dela é o que está na moda. Há marcas que utilizam rendeiras para fazer as peças e assim ajudam o desenvolvimento de uma determinada região. Há outras que são sustentáveis e poluem menos o meio ambiente. Há outras que têm o viés mais assistencialista, ajudando pessoas ao redor do mundo. A sua vantagem competitiva surgirá quando você apresentar o seu propósito para o seu público. Se o seu objetivo é apenas gerar lucro, será mais uma dentre tantas outras empresas no mercado. Os novos consumidores não querem comprar por comprar, eles querem defender os valores que as marcas propagam como seus.

 

 

  • Venda produtos em que acredita

Você venderia uma roupa que não usaria? Como podemos convencer um comprador que um produto é bom se nós mesmos não acreditamos nele?! Por conta disso, produza ou escolha peças que você confia e até as vista. Lembre-se que você é o principal garoto(a) propaganda da sua marca. Você é o brand ambassador, ou embaixador da marca, da sua empresa. É em você que os seus clientes vão se espelhar para fechar negócio. Será que você compraria um carro da montadora X sabendo que o vendedor tem um veículo da montadora Y? Além disso, venda um produto de qualidade. Não adianta gastar dinheiro e energia com ações de marketing se as suas peças são de péssima qualidade. O consumidor não é besta e não comprará mais a você. Uma das clientes do ramo têxtil da Move On realiza as compras pessoalmente das roupas de suas lojas. Ela traz para si a responsabilidade de escolher peças de qualidade e que agradem ao seu público-alvo.

 

  • Fale com o seu público-alvo

Não basta fazer tudo o que vimos acima se você não consegue falar com eficácia para o seu público. Você precisa escolher os melhores canais de comunicação e falar a linguagem que o seu cliente entende. Para marcas e lojas de roupas, os canais queridinhos são o Facebook e Instagram. Com o passar do tempo, essas redes socais aprimoraram o seu uso e, atualmente, é possível concluir a compra das peças no próprio aplicativo. Ainda é possível utilizar um recurso que tem se destacado nos últimos meses – os stories. Essas publicações, que se apagam em 24h, são consumidas de forma feroz pelo público. A utilização de e-mail marketing ou WhatsApp para comunicar ofertas exclusivas, lançamentos e até mensagens de feliz aniversário também é muito útil na estratégia de marketing. É comunicação instantânea e com a linguagem do seu público.

 

 

  • Invista na imagem da sua marca

Posicionar-se no mercado é falar para o seu público quem você é. Se o seu consumidor é da classe X, você deve ter uma imagem coerente com o seu público-alvo. Associe à sua empresa características de profissionalismo, inovação e modernidade. Por isso, não tenha pena de investir em ensaios fotográficos com bons profissionais, a contratar agência de publicidade que traga resultados e a investir em meios de propagação da sua comunicação. Essas ações, quando feitas de formas eficazes, trarão notoriedade para a sua empresa. Quando o consumidor observar que a sua marca é bem organizada, tem um e-commerce moderno, ele agregará valor para a empresa. Utilizar digital influencers para representar a marca também é uma boa estratégia. Eles passaram a credibilidade para a sua empresa e você sairá lucrando. Esse é o diferencial para ter resultados surpreendentes.

 

  • Invista no atendimento

Quando o atendimento é ruim, o consumidor não vira cliente. Esta é uma verdade absoluta. O seu atendimento poderá fazer com que o consumidor compre novamente ou coloque você na sua lista negra. A experiência negativa poderá se transformar numa dor de cabeça para a sua empresa. Para quem tem loja virtual, a atenção deve ser redobrada. Como o contato não é presencial, o cliente quer ser atendido na hora em que solicita alguma demanda ou faz alguma reclamação. Se o seu e-commerce não apresenta uma página de fácil navegabilidade, a raiva dele é multiplicada e a boa experiência com o usuário vai de água a baixo. Nas redes sociais, é preciso responder as dúvidas e críticas do público, promover um conteúdo relevante e agregar valor à marca. Se você for lojista, os seus vendedores têm esse papel de atender bem e realizar uma pós-venda de excelência.

 

  • Promova eventos

Para estar sempre na memória do seu cliente, é preciso realizar ações com frequência. Por isso, desenvolva um calendário de eventos para a sua marca e deixe o seu público atualizado sobre as novidades da empresa. Lançamentos de coleção, ação social, aniversário da marca, confraternizações, entre outros. Há várias opções de realizar eventos para o seu público. Você pode até pensar que não está com bala na agulha para gastar dinheiro com isso. Porém, não é preciso investir muito quando se tem criatividade. Lembre-se que moda não se trata apenas de roupa, mas sim, de estilo de vida. Crie um relacionamento com o seu cliente e colha os frutos desse investimento.

 

 

  • Seja inovador

Após toda a estruturação de um marketing de moda diferenciado, está na hora de você abrir os olhos para a inovação. Estude, pesquise, corra atrás de novidades. Traga tendências, até de outras áreas, para o ramo da moda. Mesmo focado no seu mercado, tenha a curiosidade de ir atrás de algo que está dando certo em outro ramo. Imagine você saindo na frente da sua concorrência e trazendo algo disruptivo para o seu negócio? Isso separará você dos demais e ainda ganhará crédito com os clientes. Mas para ser inovador é preciso deixar o medo de lado. Dar o primeiro passo é sempre mais difícil, mas após essa ação as outras passadas serão mais leves e confiantes. O mercado da moda é versátil. Se você parar de inovar, vai ser passado para trás.

 

Caso você esteja com alguma dúvida sobre como introduzir o Marketing de moda para o seu empreendimento, entre em contato com a Move On através do e-mail: atendimento@agenciamoveon.com.br.

A receita para o marketing gastronômico de sucesso

29 DE Maio DE 2018 ESCRITO POR Move On

Imagem: Pixabay

 

Comida é algo olfativo, mas também visual. Ela não precisa ser apenas boa, mas tem que repassar a mensagem de que é realmente deliciosa. Quem trabalha com alimentação sabe que “o livro vende pela capa”, logo, uma torta com uma suculenta cobertura vende mais do que um simples bolo formigueiro. E na internet, como isso funciona? Nas mídias digitais, o marketing gastronômico ganhou plataformas que favorecem esse ramo de atividade. O Instagram e o Pinterest são exemplos de redes sociais mais usadas por empresas da área e consumidores fiéis. Porém, divulgar um restaurante ou lanchonete não é apenas tirar uma fotografia e postar. É preciso criar uma estratégia de marketing que aumentará o alcance do estabelecimento e, por conseguinte, alavancará sua lucratividade.

 

O brasileiro é um povo que ama comer. Isso é tão verdade que a nossa culinária é tão diversificada quanto o tamanho territorial do País. Nos últimos anos, essa área ganhou mais destaque em diversas mídias. O fenômeno ocorreu pelo aumento de programas matinais e de reality shows gastronômicos. Quem tem uma empresa nesse ramo tem de surfar na onda e não pode levar uma “vaca” da concorrência. Delícias da Juli foi a 1ª cliente de marketing gastronômico da Move On. A empresa é um ateliê de doces e salgados de Olinda, em Pernambuco, e tinha o costume de vender para as mesmas pessoas há anos. Após o início dos trabalhos, decidimos modificar a clientela e expandir os limites do negócio. Para a empresa, utilizamos os seguintes passos, que você também pode utilizá-los:

 

1 – Desbravando o negócio

Antes de iniciar qualquer trabalho, nós conhecemos a fundo o negócio do cliente. Fazemos dezenas de perguntas, realizamos várias visitas e estudamos a concorrência. No caso da Delícias da Juli, sabíamos que o produto era bastante elogiado pelos clientes. Provamos os doces e salgados por diversas vezes e também aprovamos os produtos. O primeiro passo para um marketing gastronômico de sucesso é conhecer o seu próprio negócio. Você precisa saber quais são os seus pontos fortes e fracos e fazer uma leitura sobre sua concorrência e os seus clientes.

 

2 – Escolhendo a estratégia ideal

Após conhecer o negócio, é hora de escolher a estratégia de marketing que vai colocar a sua empresa em ênfase. As melhores estratégias saem das análises feitas no item anterior. Sabendo os seus pontos positivos, negativos e conhecendo a sua concorrência e público-alvo você saberá o que fazer para se diferenciar no mundo selvagem dos negócios. A Delícias da Juli, mesmo sendo uma microempresa, precisava se mostrar robusta e aparecer para um público maior. A nossa equipe decidiu impulsionar postagens nas mídias sociais e realizar o serviço de assessoria de imprensa, que aumentaria o alcance do empreendimento.

 

Imagem: Pixabay

 

3 – O livro se vende pela capa

Como falado no início do texto, uma torta suculenta vende mais pela cobertura do que pelo seu conteúdo. Mas como mostrar isso na internet? O primeiro passo para mostrar um produto é o fotografando. Mas não é apenas pegar um celular e clicar. É preciso passar sentimentos, emoções e despertar o desejo de consumo nas pessoas. Um fotógrafo profissional sabe a intensidade da luz ideal, qual o melhor ângulo para foto e como aquele produto ficará mais suculento. Porém, se você não tem condições de contratar um profissional, você deve fotografar, pelo menos, com um smartphone de última geração. Aquele que tem uma câmera muito boa e que vai quebrar o galho, nesse momento inicial. Além disso, terá que escolher o local mais iluminado e o melhor ângulo para que o seu produto saia delicioso na foto.

 

4 – Falando a linguagem do seu público

Não adianta falar grego para um americano. O seu produto deve falar a linguagem do seu público-alvo. Para isso, você deve criar uma persona, ou seja, um perfil de comportamento que deverá utilizar em suas peças de comunicação. Na Delícias da Juli, a nossa persona era a personagem Juli. Ela tinha as mesmas características da proprietária da marca, a chef Juliana Santos. Assim, foi possível se comunicar com o público de forma mais humanizada, carinhosa e diferenciada. Sempre tentávamos transcrever as sensações que os clientes teriam ao experimentar aquele doce ou salgado. Aguçar o desejo de consumir algo através das linguagens disponíveis deve ser uma das prioridades do marketing gastronômico.

 

5 – Mantenha um padrão na comunicação

Ter uma identidade visual definida irá diferenciar o seu negócio dos demais. Mostrar-se uma empresa profissional e não amadora fará com que o seu restaurante ou lanchonete seja visto de forma especial. Investir em cardápio, embalagem e até no padrão de postagens das redes sociais tirará vocês do mar dos iguais. Seja com a escolha da mesma paleta de cores, com a aplicação da marca nas peças ou mesmo com a criação de um estilo próprio. Não faltam opções para a manutenção da identidade do seu negócio. É preciso que tudo se encaixe no que você quer transmitir para o seu público-alvo.

 

6 – Utilize os aplicativos corretos

Chegou a hora de publicar a estratégia pensada, as imagens registradas e a linguagem criada. Escolher as melhores plataformas para o seu negócio fará a diferença para a eficácia da ação. Para comida, o Instagram e o Pinterest são os preferidos dos foodlovers. Por serem aplicativos focados em fotos, o marketing gastronômico sabe se aproveitar bem e aguçar o desejo de consumir os produtos através do direcionamento estratégico. Porém, há plataformas de geolocalização que também são úteis e levarão os potenciais clientes até o seu estabelecimento. O TripAdvisor, Ifood, Foursquare e Google Meu Negócio irão lhe ajudar a atrair novos consumidores. Caso você deseje investir num contato mais íntimo, o WhatsApp também poderá ser utilizado. Você terá a opção de separar segmentos de clientes, criar grupos e ter um relacionamento pessoal com eles.

 

Imagem: Pixabay

 

7 – Transforme o seu cliente num brandlover

Para concluir a nossa receita para o marketing gastronômico de sucesso não poderíamos esquecer do relacionamento com o cliente. Atualmente, o consumidor está muito exigente. A lógica do mercado mudou e o público passou a ter vez e voz. Quando uma marca não investe no relacionamento, ela perde um potencial cliente e toda a sua rede de amigos. Por isso, a marca deve trabalhar para que os seus consumidores se transformem em brandlovers, ou seja, amantes do negócio. Através de uma excelente relação, os clientes serão fiéis escudeiros do restaurante ou lanchonete. Além da fidelização, ele indicará o serviço para os seus amigos e familiares. Mas não pense que esse contato é apenas fisicamente. Na internet, você deve dar uma atenção redobrada. Uma mensagem que não é respondida é vista como desprezo pelo internauta. Outra situação é o tratamento mais frio do que a própria relação cibernética. O seu cliente tem de ser tratado a pão-de-ló, com direito a emojis de coraçõezinhos e tudo que faça ele se sentir bem acolhido.

 

Com a Delícias da Juli, conseguimos o objetivo de aumentar o alcance da marca. Diversas pessoas, inclusive de cidades vizinhas, passaram a encomendar os doces e salgados da empresa. Foi preciso que a proprietária contratasse auxiliares e aumentasse sua cozinha para que as demandas fossem cumpridas. Com o serviço de Assessoria de Imprensa, a Delícias da Juli foi notícia nos principais veículos de comunicação de Pernambuco, participando, inclusive, de um projeto especial do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação – o maior conglomerado de mídia do Norte e Nordeste. A desenvoltura da empresa só reforça que é preciso investir para ter retorno. A matemática do marketing é essa, eu alcanço meus objetivos na medida que eu invisto.

 

Imagem: Pixabay

 

O marketing gastronômico é uma realidade para qualquer empresa do ramo, principalmente num mercado tão competitivo. Não investir é ser passado para trás pela concorrência. Com ele, você melhorará o relacionamento com o seu público e reduzirá possíveis ruídos na comunicação. Ele transforma necessidades em desejos e leva o internauta até o seu estabelecimento. Um ponto importante é que a internet é uma vitrine do seu empreendimento. O mesmo tratamento que você tem em uma plataforma deve seguir fisicamente. Se você postar um prato especial, esse prato deve estar disponível para o público que o procurar. A reputação do seu negócio depende desses mínimos detalhes.

 

Caso você esteja com alguma dúvida sobre como introduzir o Marketing Gastronômico de sucesso em seu empreendimento, entre em contato com a Move On através do e-mail: atendimento@agenciamoveon.com.br.

Os dois anos da Move On e muitos motivos para comemorar

17 DE Abril DE 2018 ESCRITO POR Move On

 

Há 730 dias surgia a Move On, que na época nem era agência e muito menos criativa. Ela era chamada de “projeto”. Na verdade, tudo era novidade. Seus fundadores vieram do jornalismo e, o pouco de marketing aprendido, até então, era o da faculdade. Porém, decidiram investir numa área que era e ainda é tendência no mercado – o marketing digital. Então, decidiram estudar sobre o assunto e entender o fenômeno que seduzia os consumidores e as marcas. Cada um fez um curso, em instituições diferentes. O conhecimento técnico havia sido conquistado, mas precisavam treinar. Então, com a ajuda da amiga Analu Pereira, tiveram a primeira cliente – o ateliê de doces e salgados Delícias da Juli. Recordar o momento inicial da Move On é lembrar de todas as terças-feiras que visitavam a cliente para tirar fotos dos doces e salgados. É essa a força de vontade que os move até hoje.

 

  

 

Passaram meses trabalhando com Juli, a proprietária do ateliê, aprendendo mais sobre doces e salgados e sobre negócios. Sofreram para pegar o melhor ângulo na foto e torceram bastante para que as postagens tivessem o retorno esperado. Foi então que em junho daquele ano, fizeram a primeira campanha – São João Delícias da Juli. Foi um sucesso!!! Várias encomendas, muitos novos clientes e energia renovada. Naquele momento, também foi oferecida a Assessoria de Imprensa para a empreendedora. Era o momento ideal pra Juli mostrar seu negócio para todo o Estado. Após essa investida, mais um sucesso. A Delícias da Juli saiu nos principais veículos de comunicação de Pernambuco, tendo participado até de uma série de vídeos do Jornal do Commercio.

 

 

Aquele marco foi um aviso de que, os então sócios, deveriam continuar com o “projeto” e desbravar novos mares. Mas não foi fácil. Os “nãos” foram muitos. A tristeza era frequente e a vontade de desistir era iminente. Naquele momento, a agência era uma atividade secundária dos sócios. Eles tinham outras fontes de renda como principais. Após um período de baixa, conseguiram novos clientes, do ramo têxtil, que precisavam se reinserir no mercado. O nome Move On só surgiu quase no final daquele ano, quando a então sócia e amiga Nathalia Vanderley sugeriu esse termo em inglês. Xeque mate! Era o que esperavam. Ele os representava. A partir daquele momento, tinham um nome e a agência começava a andar. Foram surgindo novos clientes e a bagagem  aumentava a cada nova experiência.

 

    

 

Relembrar o começo da empresa é importante para dar ênfase à palavra persistência. A Move On, que significa “pra frente”, foi e é o impulsionamento de vários negócios. Ela é fruto da persistência e da resistência ao “fácil”. Desistir e continuar no emprego formal era muito menos estressante para os sócios. Mas eles decidiram sair da zona de conforto e empreender, em ambientes até então desconhecidos. Sofreram muito para aprender. Porém, presenciaram a volta do brilho nos olhos dos clientes, após o sucesso de ações, receberam elogios, viram resultados inesperados e tiveram a certeza de que esse é o caminho que terão que trilhar.  Com o tempo, a equipe aumentou, foram feitas muitas parcerias,  novas amizades e hoje são um pouco de cada convivência desses dois anos. Muito em breve, a Move On dará o próximo grande passo e isso será mais um fruto daquele início, quando não tinham muitas certezas e quando nem sequer tinham nome.

Na Move On, O Ano Novo Já Chegou

22 DE dezembro DE 2017 ESCRITO POR system

Todo fim de ano é a mesma coisa: fazemos uma retrospectiva do ano velho, projetamos o ano novo e comemoramos os resultados. Quando se trata de campanha, o senso comum não fica muito de fora. Utilizamos cores para trazer dinheiro, prosperidade, amor e etc. Os fogos e as árvores de Natal também são presenças confirmadas. Mas, em 2017, decidimos fazer algo diferente. Na verdade, a sacada master foi do nosso designer @michaelqoliveira.

Fizemos um briefing posicionando a campanha para algo fora dos clichês. Queríamos continuar com nossa linguagem descolada, mas sendo algo futurista. O desafio era fazer uma identidade visual que não morresse no ano velho. Então, o Michael decidiu trazer o regionalismo, que nós tanto defendemos, na peça de fim de ano que não acabará em 2017. No início ficamos receosos, mas a defesa e a ilustração nos convenceu que era aquilo que buscamos.

Então, declaramos que decidimos adiantar a folia para que o Carnaval de 2018 dure mais do que os quatro dias oficiais. O que queremos mesmo é que os 365 dias do Ano Novo venham repletos da mesma alegria do período momesco. Que a irreverência do folião pernambucano se perpetue, que os nossos amores durem mais do que as paixões carnavalescas, que nosso pique seja frenético como subir a ladeira da Sé pulando frevo e que tenhamos menos quartas-feiras ingratas. Na Move On, o ano novo já chegou e estamos lhe convidando para curtir conosco.

Livia Bull: Case de Marketing Imobiliário

ESCRITO POR system

No dia 28 de novembro de 2016, a corretora Livia Bull deu um passo estratégico para melhorar as suas vendas de imóveis. Ao contratar a Move On para administrar o seu marketing imobiliário, ela decidiu surfar na onda em que os grandes corretores estão fazendo, principalmente no sudeste do País. No começo não foi fácil, pois vender bens de valor agregado alto, nas mídias sociais, é um desafio diário. Porém, quando o negócio engrenou, os excelentes resultados chegaram.

 

Aos poucos, Livia Bull foi conquistando seu espaço, ganhando notoriedade e sendo destaque nas mídias. No 2º trimestre de 2017, ela foi 3º lugar em vendas na imobiliária em que trabalha. Mas com muito trabalho e estratégia, a corretora conseguiu avançar duas posições nos meses seguintes e foi o 1º lugar em vendas, no 3º trimestre do ano. Com a Bull entendemos que é possível fazer um job diferenciado e focado na experiência do cliente. Este é o segredo dos resultados positivos dela, em tão pouco tempo.

 

Há clientes que chegam e marcam a vida da agência. A corretora Livia Bull é uma delas. Com o seu jeito atencioso e profissional, conquistou a todos da Move On. Aos poucos, Livia foi ganhando espaço e se destacando nesse novo ambiente, que é a internet. No fim de novembro de 2017, comemoramos o nosso 1º ano de parceria. Foram meses de dedicação, mergulho no marketing imobiliário e muitas conquistas, comemoradas uma a uma por todos nós. Atender Livia é sempre um prazer para a Move On. Desejamos muito sucesso para ela, nesta caminhada que não é fácil, mas que se continuar com garra, vontade de vencer e competência, irá muito longe.

Ainda Vale a Pena Investir em Impressos?

21 DE dezembro DE 2017 ESCRITO POR system

Na era digital e das atenções voltadas para o meio ambiente, os materiais impressos tendem a perder espaço em todas as áreas. Por isso, muita gente fica com dúvida se ainda vale investir neste recurso. Mesmo com o número de uso de dispositivos móveis aumentando a cada ano, o consumo de papel ainda resiste.

Certamente, a nova geração não será tão familiarizada com ele, mas os impressos ainda são recursos indispensáveis para comunicar algo para o público-alvo das empresas. A equipe de Direção de Arte da Move On desenvolve peças que são atrativas para os clientes e que repassam a comunicação desejada por nosso parceiro. Pensamos de forma holística para proporcionar uma experiência diferenciada.

Além da criação dos materiais, também discutimos o melhor formato com o cliente, visando sempre a inovação na área de atuação dele. Ao fazer esse trabalho diferenciado, os nossos clientes ganham notoriedade e vendem muito mais. Não basta imprimir a ideia, é preciso pensar estrategicamente em como aquelas informações serão analisadas pelas pessoas. Diversas peças gráficas são criadas por nossa equipe e são impressas em empresas gráficas parceiras. São outdoors, painéis, folders, móbile de teto, display de preços, cartões de visita, catálogos, adesivos, cartões postais, dentre outras peças. Enquanto o papel resistir, ainda vale muito a pena investir em impressos.